
A Comissão Europeia está a preparar um Plano de Ação contra a Ciberintimidação. O plano incluirá medidas a tomar pelos adultos, escolas e plataformas de redes sociais, a fim de ajudar a prevenir a ciberintimidação e dar maior apoio às crianças afetadas por este fenómeno.
Para ajudar a garantir que o plano satisfaz as necessidades das crianças, respeita os seus direitos e reflete as experiências vividas, é preciso ouvi-las. Para o efeito, a Plataforma Europeia para a Participação das Crianças lançou um inquérito em linha (em todas as línguas da UE) para crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos.
As crianças podem responder ao inquérito individualmente, com o apoio de um adulto de confiança, ou no quadro de uma aula sobre esta matéria na escola. Para assegurar que é adaptado às crianças, o inquérito foi analisado por crianças membros da Plataforma Europeia para a Participação das Crianças e alterado com base nas suas reações.
- Para crianças dos 12 aos 17 anos de idade: Inquérito sobre a Ciberintimidação 2025
- Os adultos, os jovens com mais de 18 anos e as organizações também podem participar, através da consulta formal da UE: Plano de Ação contra a Ciberintimidação
Tanto o inquérito em linha como a consulta da UE terminam em 29 de setembro de 2025.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 5 de setembro de 2025
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação





