A Plataforma de Educação Escolar Europeia é o ponto de encontro de todas as partes interessadas no setor do ensino escolar (pessoal escolar, investigadores, decisores políticos e outros profissionais), abrangendo todos os níveis, desde a educação e acolhimento na primeira infância até ao ensino básico e secundário, incluindo o ensino e formação profissionais iniciais.
A plataforma inclui também o eTwinning, a comunidade das escolas da Europa.
Segundo as estimativas, quase metade dos refugiados provenientes da Ucrânia são crianças em idade escolar. O regresso à escola ajudará a aliviar a tensão psicológica, dar-lhes-á uma sensação de estabilidade e normalidade e uma perspetiva para o futuro.
Encontrará aqui uma série de artigos e recursos para apoiar a integração dos jovens refugiados ucranianos nos sistemas educativos dos Estados-Membros da UE e dos países Erasmus+.
Esta jornada de um ano de diálogos, debates e colaboração entre cidadãos e políticos sobre o futuro da Europa culminou num relatório apresentado aos presidentes das instituições da UE em 9 de maio. O relatório apresenta 49 propostas e mais de 320 medidas com objetivos concretos. Cabe agora ao Parlamento Europeu, ao Conselho e à Comissão Europeia dar-lhes seguimento, cada um de acordo com os respetivos domínios de competência.
Orientações
Inspire-se nas diferentes formas como as escolas informam os jovens sobre a dimensão europeia na sua vida quotidiana.
Estas orientações combinam pedagogia e prática num formato de fácil utilização: ajudam a compreender a melhor forma de garantir a literacia digital e transmitem conhecimentos úteis sobre a dinâmica e as manifestações da desinformação.
As orientações visam ajudar os educadores a compreender o potencial das aplicações de IA e da utilização de dados na educação e alertar para os possíveis riscos.
Ensinar um tema específico
Procura ideias de outros colegas sobre como ensinar um tema específico?
Consulte a nossa seleção de ligações úteis:
Scientix é a comunidade para o ensino das ciências na Europa. Visa promover e apoiar uma colaboração à escala europeia entre professores, investigadores e decisores políticos para incentivar os estudantes a prosseguirem carreira nos domínios da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM).
(Sítio Web multilingue)
A Educação ao Serviço da Proteção do Clima é uma comunidade educativa participativa que visa apoiar as mudanças necessárias em prol de uma sociedade com impacto neutro no clima.
(Sítio Web em inglês)
A rede de escolas azuis europeias é uma iniciativa que liga várias organizações, projetos e pessoas que contribuem para a literacia oceânica e para a gestão sustentável dos oceanos.
(Sítio Web em inglês)
A Rede de Sensibilização para a Radicalização põe em contacto profissionais de primeira linha de toda a Europa que se dedicam tanto à prevenção como à luta contra o extremismo violento em todas as suas formas.
(Sítio Web em inglês)