
A Comissão Europeia lançou oficialmente uma consulta pública e um convite à apresentação de contributos para apoiar o desenvolvimento de um novo Plano de Ação contra a Ciberintimidação — e a sua voz é importante.
Por que motivo esta questão é importante?
A ciberintimidação constitui uma preocupação crescente em toda a Europa, que afeta tanto os jovens e as famílias como os educadores. Com esta iniciativa, a Comissão pretende recolher informações e experiências de toda a sociedade para definir políticas eficazes, inclusivas e orientadas para o futuro.
Quem pode participar?
Todos estão convidados a contribuir, em especial:
- Os jovens
- Os professores e os educadores
- Os pais e os cuidadores
- As autoridades públicas
- As organizações da sociedade civil
Quer tenha sido vítima de ciberintimidação, testemunhado algum caso ou esteja a trabalhar na sua prevenção, o seu contributo pode ajudar a fazer a diferença.
A consulta encontra-se aberta no portal Dê a sua opinião, está disponível em todas as línguas oficiais da UE e inclui uma versão em formato Word para utilizadores de leitores de ecrã e uma versão de leitura fácil para uma maior acessibilidade. A consulta manter-se-á aberta até 29 de setembro de 2025.
O questionário completo demora cerca de 20 a 25 minutos a preencher, mas nem todas as perguntas são obrigatórias, pelo que pode centrar-se nos domínios que considerar mais relevantes.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 10 de agosto de 2025
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação





