
Todos os dias, os seus alunos entram num mundo digital rico, poderoso, criativo e, por vezes, implacável. É impossível dissociar a Internet da forma como os jovens aprendem, socializam e se expressam. É precisamente por esta realidade não poder ser deixada ao acaso que existe o dia por uma Internet mais segura.
Celebrado todos os anos em fevereiro em mais de 180 países, o Dia da Internet Mais Segura é uma iniciativa de sensibilização global que reúne escolas, famílias, instituições, a sociedade civil e a indústria em torno de um objetivo comum: tornar a Internet um lugar melhor e mais seguro, especialmente para as crianças e os jovens. Em 2026, este dia celebra-se mundialmente na terça-feira, 10 de fevereiro, com atividades a decorrer ao longo de todo o mês sob o tema «Juntos por uma Internet melhor».
Para os professores, o Dia da Internet Mais Segura não é mais uma tarefa num calendário já sobrecarregado. Trata-se de uma oportunidade ideal para promover conversas significativas que os alunos já têm entre si, mas frequentemente sem a orientação de um adulto. Ciberintimidação, ódio em linha, desinformação, privacidade, identidade digital, burlas potenciadas por inteligência artificial: não são riscos abstratos. São riscos presentes no dia a dia dos alunos que, por vezes, moldam de forma silenciosa a sua confiança, o seu bem-estar e o seu sentimento de pertença.
Importa salientar que esta iniciativa não se limita a um dia. Embora o mês de fevereiro proporcione um momento partilhado de visibilidade em toda a Europa e não só, o Dia da Internet Mais Segura tem como objetivo incentivar ações contínuas ao longo de todo o ano. A Internet não vai desaparecer e os seus desafios também não. No entanto, as salas de aula continuam a ser dos melhores espaços para cultivar a resiliência digital, a empatia e o pensamento crítico.

Pergunta-se como é que a UE o protege na Internet? As novas regras introduzidas no Regulamento dos Serviços Digitais (RSD) visam criar um mundo em linha mais justo e mais seguro.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 10 de fevereiro de 2026
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação





