Ir para o conteúdo principal
Bandeira da União Europeia
Learning corner
  • Notícia
  • 11 de fevereiro de 2026
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 2 min de leitura

Um número, um reflexo: por que motivo é o Dia do 112 relevante para os alunos?

112 European day

Numa emergência, todos os segundos contam. No entanto, muitos jovens (e adultos) ainda hesitam, sem saber para qual número ligar, especialmente quando vão viajar ou viver para outro país. O Dia Europeu do 112, assinalado todos os anos a 11 de fevereiro, existe para transformar a incerteza em instinto. O seu propósito é simples, mas impactante: assegurar que todos na Europa saibam que o 112 é o número único de emergência, gratuito e disponível a partir de qualquer telefone fixo ou móvel, em toda a UE.

Para os professores, o Dia do 112 encaixa naturalmente na sala de aula. Está ligado à cidadania, à segurança, à responsabilidade e às competências práticas para a vida: conhecimentos que, literalmente, salvam vidas. As atividades educativas em torno do Dia do 112 ajudam os alunos a compreender o que constitui uma emergência, como funcionam os serviços de emergência e por que é que o uso indevido dos números de emergência tem consequências reais. Também abre portas a discussões práticas: Que tipo de informações se deve dar ao operador? Por que é importante permanecer em chamada com o operador? Como funciona a partilha de localização nos telemóveis? E como ajudar nem sempre significa agir diretamente, por vezes significa ligar a pedir ajuda.

Um detalhe que normalmente surpreende os alunos: é possível ligar para o 112 mesmo que o telemóvel esteja bloqueado e, em muitos casos, mesmo sem o cartão SIM. Faz parte da norma GSM, o que significa que os telemóveis dão prioridade às chamadas de emergência. Outra curiosidade está nos próprios dígitos. A utilização de dois números diferentes (1 e 2) foi uma escolha deliberada para reduzir chamadas acidentais e facilitar a marcação em situações de stress, especialmente em telemóveis antigos e em situações de muita pressão.

Para ajudar os alunos mais novos a memorizar, pode-lhes ser ensinada esta pequena canção: «polegar esquerdo no 1, polegar direito no 1 e dois polegares no 2»

O Dia do 112 pode ser trabalhado na sala de aula de forma simples. Atividades práticas, como debates baseados em cenários, simulações de chamadas de emergência ou fazer jogos de perguntas simples, ajudam a que o número fique para sempre na memória. Mais importante ainda, ajuda os alunos a sentirem-se capazes e responsáveis em momentos que realmente importam.

 

 

Informação detalhada

Data de publicação
11 de fevereiro de 2026
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação
Type of content
  • News