
Em 1 de janeiro de 2026, a Bulgária adotou o euro e tornou-se o 21.º membro da área do euro. Trata-se de um marco importante no percurso europeu do país. Durante muitos anos, o lev búlgaro esteve ligado ao euro a uma taxa fixa de 1 EUR = 1,95583 levs, pelo que a mudança decorrerá num contexto já conhecido. No entanto, a adoção oficial do euro traz novas oportunidades: viagens e compras mais fáceis em toda a Europa, eliminação das taxas de câmbio e maior participação nas decisões económicas da Europa.
Como alcançou a Bulgária este marco?
Em 2025, o Banco Central Europeu confirmou que a Bulgária cumpria todos os requisitos para aderir ao euro. Os ministros da UE deram então o seu aval final em julho de 2025, lançando as bases para a transição do país para a nova moeda. Para ajudar a população a preparar-se, as lojas e os serviços estão a mostrar os preços tanto em levs como em euros desde o verão de 2025.
Que desafios enfrenta a Bulgária?
Tal como todos os países que aderem ao euro, a Bulgária deve assegurar uma transição suave. As empresas e os bancos estão agora a atualizar os seus sistemas, contratos e instrumentos contabilísticos.
Alguns cidadãos manifestam igualmente preocupações quanto a possíveis aumentos de preços, embora a ligação de longa data do lev ao euro limite este risco. Uma comunicação clara e a apresentação de preços em dupla moeda ajudam a reforçar a confiança e a transparência durante a transição para o euro.
Desde 1 de janeiro de 2026, o euro é a única moeda oficial utilizada na Bulgária. Esta transição reforça o lugar da Bulgária no quadro económico da UE e apoia um mercado europeu mais integrado.
Sabe como é a moeda búlgara de euro? Saiba mais sobre as faces nacionais das moedas aqui.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 1 de janeiro de 2026
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação





