
Os professores e os dirigentes escolares que procurem melhorar a educação digital, a inclusão e o bem-estar podem utilizar três ferramentas em linha gratuitas desenvolvidas pela Comissão Europeia. Estas ferramentas foram concebidas para apoiar as pessoas e as escolas a melhorar a qualidade dos seus ambientes de aprendizagem e impulsionar a evolução profissional dos professores:
- A ferramenta SELFIE para professores proporciona um feedback personalizado que visa ajudar os professores a melhorar o ensino e a colaboração no âmbito digital. Baseada no Quadro de Competências Digitais para os Educadores da UE, esta ferramenta foi concebida para o ensino pré-escolar, básico e secundário e está disponível em mais de 30 línguas. Até à data, mais de 220 000 professores já utilizaram a SELFIE para professores! Será o próximo a utilizá-la?
- Em conjunto com a sua ferramenta irmã, a SELFIE para as escolas, os professores, dirigentes escolares e alunos podem avaliar em que ponto se encontram relativamente à aprendizagem na era digital. A ferramenta pode ajudar a definir a estratégia de educação digital da escola e a identificar áreas para o desenvolvimento profissional do pessoal escolar.
- Lançada na Semana Europeia da Saúde Mental de 2025, a ferramenta de autoavaliação sobre a inclusão e o bem-estar foi concebida para as escolas básicas e secundárias. A avaliação analisa os domínios fundamentais do bem-estar e da inclusão, desde a liderança e o clima escolares até o envolvimento dos pais e dos alunos vulneráveis. Depois de concluir a avaliação, as escolas recebem um relatório personalizado com observações e sugestões de recursos para apoio adicional.
As três ferramentas são fáceis de utilizar, seguras e anónimas; porque não experimentá-las hoje!
Informação detalhada
- Data de publicação
- 18 de agosto de 2025
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação
- Type of content
- News





