Há 20 anos, 10 novos Estados-Membros aderiram à União Europeia: Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa. Esta data de alargamento da UE reveste-se de especial importância porque foi a maior em termos de número de países e de populações que passaram a fazer parte da União Europeia.
Para os Estados-Membros, a adesão à UE traz muitos benefícios. Por exemplo, os seus cidadãos adquirem mais liberdade para viver, estudar ou trabalhar noutros países da UE, as empresas desfrutam de mais oportunidades e podem expandir-se devido ao mercado único, e os Estados-Membros obtêm acesso a mais investimento e financiamento por parte da UE. Além disso, a pertença à UE promove a estabilidade política, a democracia, os direitos humanos e o Estado de direito.
O alargamento da UE também é benéfico para a União. Por essa razão, as negociações com os países candidatos e os eventuais países candidatos, como a Ucrânia e alguns países dos Balcãs, estão constantemente a avançar.
Descubra mais Juntos há 20 anos
Informação detalhada
- Data de publicação
- 1 de maio de 2024
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação
- Type of content
- News