Ir para o conteúdo principal
Learning corner
Anúncio de notícias23 de janeiro de 2024Direção-Geral da Comunicação1 min de leitura

Dia Internacional da Educação em 2024

European Union, 2023 Scopes : Partial reuse prohibited, Information and education only, Non-commercial use, Special conditions to be respected

Em 24 de janeiro celebra-se em todo o mundo o Dia Internacional da Educação.

Proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2018, este dia destaca o papel da educação para a paz e o desenvolvimento.

De acordo com as Nações Unidas, 244 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 771 milhões de adultos são analfabetos. O seu direito à educação não é respeitado, o que é inaceitável.

A educação é o instrumento mais poderoso para quebrar o ciclo da pobreza, eliminar as desigualdades de género e estimular o crescimento económico.

Esta sexta edição do Dia Internacional da Educação centrar-se-á no tema «aprender para uma paz duradoura» a fim de destacar a necessidade crucial de um compromisso com a paz face ao aumento da violência, da discriminação, do racismo e do discurso de ódio em todo o mundo.

Juntos, as instituições da UE e os Estados-Membros contribuem com mais de metade da ajuda mundial total para a educação, prestando apoio a este setor em mais de 100 países.

Fontes

Informação detalhada

Data de publicação
23 de janeiro de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação