Ir para o conteúdo principal
Learning corner
  • Anúncio de notícias
  • 15 de setembro de 2023
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 1 min de leitura

Estado da União 2023 – sumário

Em 13 de setembro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, inaugurou o novo ano político com o seu discurso anual, o «Estado da União», no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

«Chegou o momento de mostrar à geração de jovens que podemos construir um continente onde cada um pode ser quem é, amar quem quiser e atingir o máximo do seu potencial.»

Neste discurso, Ursula von der Leyen, refletiu sobre o que a União Europeia (UE) alcançou no último ano e sobre o que irá enfatizar no próximo ano, o último do seu mandato. Um tema importante foi o das alterações climáticas; por exemplo, foi anunciada uma nova iniciativa sobre a energia eólica. Outro tema importante foi o da digitalização; a UE irá disponibilizar os seus supercomputadores para novas iniciativas no domínio da IA. Para ajudar a economia, foram anunciadas medidas destinadas a reduzir a burocracia para as pequenas e médias empresas. Um dos principais temas foi, naturalmente, o da agressão em curso da Rússia contra a Ucrânia. Reiterou que a UE irá continuar a apoiar a Ucrânia o tempo que for necessário, acrescentando que «o futuro da Ucrânia reside na nossa União».

O discurso pode ser um excelente tema de debate em sala de aula sobre a União Europeia e o seu futuro ou fazer parte de uma série de aulas sobre a Europa.

Estado da União 2023 - principais iniciativas

Ler o discurso

Ver o discurso

Fontes

Informação detalhada

Data de publicação
15 de setembro de 2023
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação
Type of content
  • News